domingo, maio 31, 2009, posted by # 7 at 21:56
Há cerca de um ano fiz o meu último jogo de futebol. Faltavam 3 dias para o promeiro Alcochete a correr. No decorrer do jogo, torci um pé e não pude ir à prova. Desde aí, nunca mais joguei futebol, com receio de me lesionar novamente e deixar de fazer o que realmente gosto, que é pedalar e correr.
Um ano passou e, curiosamente, fui convidado para um novo jogo de futebol. Desta vez tive juízo e não fui. Não me podia dar ao luxo de voltar a falhar este evento.

Infelizmente, as temperaturas ao longo da semana estiveram excessivamente elevadas, o que contribuiu para que eu treinasse corrida um só dia, sendo que nos restantes houve um em que não fiz nada e nos outros pedalei. 36º, 37º, não dá para correr. Já pedalar foi um suplício ao longo dos 30 km do treino, mas tinha que fazer algo para pelo menos não desiludir.

Chegou o dia da prova, embora a confiança não o tenha feito. Treinei pouca corrida, dormi mal (para variar) e estava com receio de não conseguir pelo menos o meu tempo usual, que se situa nos 42 minutos, para 10 km.

Muitos atletas inscritos, muita gente para a caminhada de 5 km, enfim, casa composta.
O tempo esteve quente, demais, na minha opinião. No aquecimento transpirei imenso.
Já só pensava que iria fazer má figura, enquanto olhava e tentava avaliar os outros atletas. Para mim pareciam-me quase todos bons.
Na linha de partida ouvi conversas sobre tempos batidos e corridas participadas e comecei a pensar que aquilo estava apinhado de semi-profissionais.

A partida foi dada e, surpreendentemente, senti-me bem durante toda a prova. Desde que arranquei que ninguém me ultrapassou, sendo que eu ultrapassei muitos dos que partiram à minha frente. Inclusive, bati o meu recorde pessoal nos 10 km. Fiz 41:19, algo que sinceramente não esperava.
Parece que afinal a preocupação e os nervos eram excessivos, porém, interrogo-me se tivesse treinado mais afincadamente, qual seria o meu tempo?

Resumindo, boa prova, boa organização, bom tempo pessoal e, muito importante, cheguei ao fim sem sentir cansaço algum. A repetir.

Última hora - Fiquei em 83º, dos 476 atletas que cortaram a meta.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho