sexta-feira, novembro 19, 2010, posted by # 7 at 01:00





Em dias, ou até mesmo anos passados, era bem mais recorrente observar as pessoas que observavam, com os cotovelos apoiados nos parapeitos de suas janelas. Umas fumavam, enquanto olhavam, outras apenas estavam ali, sem nada fazer para além do simples acto de observar e outras até falavam entre si, em amena cavaqueira. E isto acontecia em todo o lado. Ok, talvez não nas grandes avenidas das grandes cidades, mas em qualquer rua ou bairro, as janelas tinham vida, estavam preenchidas.

Já nos tempos presentes, embora ainda seja possível existirem alguns "janeleiros", a verdade é que as pessoas ganharam uma tendência para se esconderem, para se isolarem de tudo o que não faça parte directa e integrante do seu dia a dia mais pessoal. E, para alimentarem convenientemente esta crescente tendência, o que melhor do que aquela caixa mágica que tanto e tão bom entretenimento nos proporciona? Sim, o que será melhor que dispender do tempo que temos sentados em frente ao televisor, a observar atenta e ansiosamente as novelas ou os programas de extrema qualidade cultural que existem actualmente na programação nacional?

O contacto humano decresce, a olhos vistos, e em simultâneo toda a gente diz que o mundo é um local cada vez mais pequeno, devido à crescente passagem de informação. Ou seja, estamos cada vez mais próximos uns dos outros e, em simultâneo, cada vez mais isolados uns dos outros.

Estranho? Não. Nada disso. Afinal, não é uma caixa mágica?
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho