domingo, setembro 19, 2010, posted by # 7 at 23:49
Ovelha negra. Ovelha negra, por norma, é o termo aplicado ao que não se insere no grupo em que se encontra. Ao que tem comportamentos desviantes, relativamente aos restantes membros da sociedade. É aquele que se comporta de forma errada, o que não cumpriu as expectativas daqueles que pensam ter mão no seu destino. Ovelha negra é o nome que se dá ao indivíduo que se desvia de uma série de padrões socialmente aceites, ao que é excluído pelos demais. Noutros termos, ovelha negra é o que se porta mal, o familiar que não estudou, contrariamente aos outros elementos da sua família, o que se envolveu em confusões, o que não pensa de forma igual a todos os outros. Resumindo, ovelha negra é um termo utilizado para denegrir, rebaixar e inferiorizar quem quer que seja a quem o mesmo é dirigido.

Até há bem pouco tempo, também eu dava essa conotação ao termo. Até que dei por mim a pensar e a aplicar o mesmo à minha vida. 
Tantas foram as vezes em que insinuaam que eu era e sou a ovelha negra. Tantas foram as ocasiões em que outros foram comparados comigo, não para enaltecer a minha pessoa, mas antes pelo contrário.

Mas agora, olho para a grande maioria dessas pessoas, os "escolhidos", os "bem", os meninos bem comportados, e observo-os enquanto tentam sair dos seus problemas, das asneiradas que cometeram. Sei que o correcto não seria sorrir perante os problemas dos outros, mas, quem me conhece sabe que detesto falsos moralismos.

É engraçado observar o rebanho de ovelhas brancas e imaculadas, que na realidade se encontram repletas de lama e sujidade, com intrigas, invejas, acusações, imoralidades. É para mim regozijante constatar que tanta pureza afinal se revela em nada mais que uma enorme máscara de falsidade e que o pré-destinado a ser um falhado está, afinal, melhor que muitos.

Sabem o que é para mim a ovelha negra? É aquela que sobressai da multidão, que se recusa a ser igual e a obedecer a tudo o que lhe é imposto, sem qualquer oposição. É a pessoa que não quer de forma alguma ser igual a todos os outros, pois nada mais banal do que a banalidade de ser banalmente igual. A ovelha negra é o indivíduo que consegue atingir o que todo o restante rebanho dizia ser impossível. O que se destaca, não unicamente para melhor mas, principalmente, pela diferença.

No fim do dia, não deixa de ser uma ovelha, é certo. Até porque todos somos apenas um rebanho a quem a sensação de liberdade é incutida. Mas, na realidade, estamos todos debaixo do cajado do pastor.

Ainda assim, a ovelha negra consegue se destacar, para o mal e para o bem, sempre de forma diferente.

A ovelha negra, sou eu. Mas isso vocês já sabiam. Já fui rorulado assim há muito.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho