terça-feira, janeiro 19, 2010, posted by # 7 at 18:46

Definitivamente, o nosso pior inimigo somos nós próprios. Em tantos aspectos que seriam precisos dias e dias de escrita para os relatar a todos. Por isso mesmo, vou falar apenas da barreira psicológica. Essa enorme parede que nem todos possuem a capacidade de transpor.

O mais fácil é, e sempre foi, dizer "não consigo". Assim há sempre uma desculpa para falhar, para não atingir objectivos ou, pior ainda, para nem sequer tentar.

A dor, a expectativa, as contrariedades, o que os outros dizem, tudo é desculpa.

Felizmente, há quem não se deixe abater por qualquer entrave que insista em tentar travar as ambições. Felizmente existem pessoas capazes de ir buscar força onde ela parece não existir e surpreender tudo e todos com a sua persistência.

É óbvio que, pela imagem que coloquei em cima,fica bem claro que o exemplo dado é referente a Lance Armstrong. É igualmente óbvia a razão pela qual escolhi este ícone do desporto. Desportista, grande ciclista e detentor de uma força interior enorme, que lhe permitiu travar uma gigante luta contra o cancro e, ainda assim, manter-se na competição de alto nível. Seria bem mais fácil abandonar, sucumbir perante a adversidade. Mas não, a força psicológica acima da média permitiu-lhe gravar (ainda mais) para sempre o seu nome na história da humanidade. Mesmo para quem não gosta de desporto, para quem não gosta de ciclismo, em particular, o facto de este homem ter travado tamanha batalha e ter vencido, não pode ser indiferente a ninguém.

E o que ele fez foi uma particularidade que todos deviam adaptar ao seu quotidiano. Sejamos operários, doutores, desportistas, novos, velhos. O mais fácil é desistir. Mais fácil mas nunca recompensador. Insistir e nunca desistir, não se deixar abater, olhar para cima mesmo quando tudo corre mal. Continuar em frente quando a dor se apodera, mentalizar-se sempre de que é possível atingir os objectivos a que nos propomos. Essas são algumas  virtudes de alguns apenas, mas podem vir a ser de todos nós. Basta não nos acomodarmos às facilidades e sentiremos o orgulho de superar adversidades. LIVESTRONG.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho