sábado, outubro 22, 2011, posted by # 7 at 02:05





Vamos lá a começar a escrever aqui algo então (novamente).
E que tema melhor que o que mais prazer me dá? Ou seja, desporto.

Entre meias-maratonas e corridas de 10 km, tenho tido um calendário bem preenchido no que toca a eventos desportivos. Pelo meio, os treinos. Este ano treinei mais duro do que em qualquer ano passado. E isso deveu-se em grande parte ao facto de ter arranjado um belo grupo de pessoal que resolveu abdicar do seu tempo de sofá e dedicar-se aos treinos, mesmo com condições adversas.
Neste caso, quando falo em condições adversas, refiro-me concretamente a dias em que as temperaturas rondavam os 35º e, ainda assim, ninguém se negou a arrancar. Uns percorreram mais km, outros menos, mas uma coisa é certa, 1 km percorrido é sempre melhor que uma hora deitado no sofá.

Estes treinos permitiram-me ganhar alguma resistência para com o calor e agora posso dizer que, mesmo quando as temperaturas são superiores aos 30º, saio para correr e sinto-me bem. De lembrar que, até há bem pouco tempo, sempre que o termómetro marcava 27º ou mais, eu simplesmente não ia correr. Não ia porque me sentia mal, os pés pareciam arder, os músculos doíam. Agora, nada. Completa adaptação às altas temperaturas.

Com esses treinos, comecei a ganhar gosto por uma nova vertente do atletismo (nova para mim, claro): o trail. Correr no mato, rochas, buracos, raízes, arbustos. Maravilhoso. 
Posso dizer que, hoje em dia, correr em estrada, na passadeira ou calçadão ou como o que lhe queiram chamar, só mesmo para treinar. Já não me dá grande prazer. Correr no meio da natureza, em contacto directo, respirando o ar que nos é fornecido por essa mesma natureza, é das melhores coisas que posso fazer. 

Tenho mesmo abdicado, e muito, da bicicleta, para me aventurar a correr no meio da serra.

E o prazer é tanto que, se nada me acontecer até lá, espero vir a ter o privilégio de entrar em provas de trail já no próximo ano.

São só 100 km a correr. Coisa pouca.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho