sábado, janeiro 01, 2011, posted by # 7 at 23:45
Dia 31 de Dezembro de 2010, faleceu a minha avózinha. Não era mãe do meu pai, nem mãe da minha mãe. Era mãe da mulher do meu pai, que, não o sendo de sangue, é a minha mãe verdadeira. E por isso, a minha avó era a minha avó, digam o que disserem.

Tinha 80 anos e estava tão fraquinha, tão pequenina e frágil. Sempre foi uma mulher pequena e magra, mas acreditem que a força não se mede pela aparência, pois muita foi a desta mulher.

Muitas histórias ouvi, sobre a minha avó ser uma mulher por vezes severa e até má. Mas a verdade é que, em todos estes anos que a conheci, nunca a vi ser má. Antes pelo contrário, sempre foi muito tolerante, calma e apaziguadora. A idade deve mudar as pessoas.

Morreu a minha avó, aquela velhinha pequenina que tanta paciência teve ao longo da vida, para aguentar o que aguentou.

Eu não estive muito presente na sua vida nestes últimos anos. É a verdade e admito-a. A vida tende a ocupar-nos o tempo mais e mais, de dia para dia. E há sempre uma desculpa para não poder fazer uma visita. 

Mas as poucas vezes que a via, gostava de a ouvir falar. Fosse sobre o que fosse. A sua voz era doce e transmitia calma. Arrepiava-me, mas um arrepio bom. Fazia-me relaxar, ouvir as suas histórias de vida, os seus conselhos.

Faleceu a minha avózinha. E sofreu no fim. Sofreu até ao fim. Mas agora, acabou.

Sei que agora, depois da dor, ela está num sítio melhor. Longe das futilidades e banalidades desta triste vida humana. Dos materialismos excessivos e da falta de capacidade generalizada para a coexistência em paz, de todos nós.

Vou ter saudads tuas, avó. Da tua doce e meiga voz. Vou ter saudades, já tenho saudades.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho