sábado, janeiro 31, 2009, posted by # 7 at 15:00

A minha pequena não pára de nos fazer sorrir. Enquanto esperamos que o Gabriel nos presenteie com as suas primeiras palavras, vamo-nos divertindo imenso com as pronuncias que a minha estrelinha dá às palavras.

Aqui há tempos escrevi um post sobre a maneira dela de dizer tomate. Na altura era "omato". Claro que agora já evoluiu imenso. Nos dias que correm essa palavra passou a ser pronunciada como "comato". Uma evolução extraordinária, obviamente. A adição de uma nova letra na palavra é digna do reparo de que a pequena tem uma mente criativa.
Outra palavra engraçada é o "fapo", que quer dizer na realidade "sapo". Quando lhe digo para repetir comigo "sapo", ela até o pronuncia correctamente, mas basta distrair-se um pouco para voltar à forma inicial. Delicioso.

A última, que me trouxe um grande sorriso à cara, ou melhor, as últimas, foram o "faganhoto", para se referir a um gafanhoto que lhe saltou para o braço e o "passanete". Esta não me acredito que ninguém lá chegue só de ler a palavra. Refere-se ao sabonete. As últimas 4 letras estão no sítio certo e isso é que interessa, não é? Muito me ri eu ao ouvir a pequena a falar do "faganhoto" e do "passanete". É daquelas coisas que afastam temporariamente qualquer preocupação que possamos ter. É daquelas coisas que nos faz sentir bem em sermos pais.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho