sábado, abril 02, 2011, posted by # 7 at 22:47

Há uns anos atrás, se me dissessem que era possível correr mais de 5 km sem se ser um atleta profissional, eu diria que me estavam a enfiar o barrete. Afinal, correr, só para não apanhar chuva, ou para fugir de alguma situação menos favorável à nossa integridade física, certo?
Com o passar do tempo e, provavelmente, após alguma pancada na cabeça, fui mudando de opinião. Mas de forma muito gradual. Há que ter em conta que a primeira vez que corri, para treinar, foram uns míseros 12 minutos que devem ter correspondido a 2 km, se tanto. 
Fui evoluindo e, um dia, resolvi aventurar-me a tentar uma meia-maratona. 21 km a correr, algo que considerava inimaginável para mim, mesmo com toda a minha força de vontade. A primeira vez que consegui fazer esta distância, perto do fim, quando faltavam um ou dois km para terminar, sorri. Sorri, enquanto corria, pois sabia que estava a realizar um sonho, algo que julgava ser impossível, até então. Depois, bem, depois foi uma questão de continuidade. Entre treinos e provas, lembro-me de ter feito 8 meias-maratonas.
Mas hoje, hoje foi um dia especial. Após ter concluído a minha última meia-maratona sem grande esforço, fiquei algo desanimado. Afinal, um desafio cumprido sem sofrimento, não passa de um treino banal. Assim, propus-me a percorrer o trajecto que habitualmente faço de bicicleta, nos dias em que tenho pouco tempo para pedalar. 31 km de distância, mas a correr. 07:30 da manhã, pronto a iniciar. O meu vizinho da frente fez-me companhia, a pedalar na sua bicicleta  e lá fomos nós.

Sinceramente, após uma noite terrivelmente má, devido à falta de sono do meu pirralho, arranquei desde logo com uma estranha sensação de derrota. Pensava mesmo que não iria conseguir, mas que, pelo menos, teria que tentar superar os 21 km.

A verdade é que percorri mais de 31 km, sem nunca parar, e sinto que estou pronto para mais. Muito mais.
Todo o sofrimento a que me sujeitei hoje foi deveras compensador, pois, psicologicamente, apercebi-me de que as minhas capacidades físicas vão para além do que alguma vez havia imaginado.

Por mais que me tentem derrubar, por mais que desvalorizem os meus feitos, por mais que me ignorem, a verdade é que a minha força de vontade supera todo esse negativismo que me querem impor. Não tenho que ter falsas modéstias a este respeito. Eu sou feito de força de vontade, e quando quero, as coisas são à minha maneira.

Para breve, estará a tão desejada maratona. E então, poderei descansar.......ou não!!!
 
1 Comments:


At 9 de abril de 2011 às 22:10, Anonymous Anónimo

Continue correndo pois dentro de pouco tempo você estará inscrito numa maratona...Gostaria de poder estar entre as pessoas que estarão assistindo para poder aplaudí-lo, gritando "você conseguiu, você mereceu"...Quer saber de uma coisa, hoje eu me deu uma baita vontade de começar a correr...até hoje só fiz caminhadas, pedaladas, montanhismo (nível básico)...Se eu conseguir tornar esta vontade em realidade, volto para contar...

 


Emanuel Simoes

Criar seu atalho