quinta-feira, março 12, 2009, posted by # 7 at 15:46


Há algum tempo, mais propriamente em Outubro, escrevi sobre o facto de nessa altura já ser possível sair e ver decorções natalícias, embora ainda faltasse bastante tempo para o dia em si.

A pressa das pessoas em comemorar algo que já não sabem bem o significado é avassaladora.
Agora escrevo novamente sobre o Natal e o seu significado, ou melhor, o desaparecimento do seu verdadeiro significado.

Estamos em Março, e ainda hoje encontro perto da minha casa 3 a 4 habitações orgulhosamente enfeitadas com adornos natalícios.
Fico preso na dúvida, será que se esqueceram de que os enfeites ali estão, ou será que resolveram deixá-los lá,convenientemente dispostos, para o ano que vem?

Mais uma vez se confirma para além de qualquer dúvida que o significado da época natalícia se perdeu para todo o sempre.
Já não é sobre o estar em família, o ser-se bom para com os outros. Já não interessa colocar de lado qualquer desavença e, por uma noite que seja, ser-se simpático para todos.
Importante é dar e receber prendas. Comparar presentes, ver quem tem a melhor decoração, a melhor iluminação. Quem se veste melhor, quem come mais, quem serve mais comida. Estes sim, são os verdadeiros significados do Natal. Vamos enfiar as crianças numa sala a brincar com as prendas maravilhosas que lhes démos e ficar aqui, a comer e a beber e a discutir sobre quem é melhor, quem vive melhor, quem conduz o melhor carro.

Viva o Natal, e deixa lá as luzes na varanda que para o ano há mais.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho