terça-feira, julho 29, 2008, posted by # 7 at 09:46
Nunca somos suficientemente bons para agradar a todos. É um facto que constato sem surpresa mas com algum desalento.
Por mais que um indivíduo tente agradar a todos, nunca o conseguirá. Daí o ditado :"Não se pode agradar a Gregos e Troianos".

Até dá para entender, visto que todos somos unos e temos os nossos gostos variados, o que é bom para não cairmos numa monotonia desmedida que resultaria certamente do facto de concordarmos em absolutamente tudo.

O que não compreendo é qual o prazer daqueles que parecem estar sempre à espreita para ver o que fazemos, não para ajudar ou elogiar, mas para criticar e espezinhar. Parece que há pessoas que só estão bem consigo mesmas quando criticam tudo o que os outros fazem, mesmo que, secretamente, muitas vezes até gostassem de ser elas a ter certas acções.
Mas obviamente não se vão "rebaixar" a elogiar o trabalho ou acção efectuada pelo colega ou amigo. Não. Isso era humilhante. É bem mais fácil falar mal dos outros e elogiar apenas o que fazemos.

Para quê dar uma palmada nas costas do nosso semelhante dizendo-lhe que fez algo bem quando o podemos deitar abaixo criticando tudo o que faz?
As pessoas de quem falo, muito provavelmente nem sabem que é delas que falo. Este tipo de atitude está tão enraízado no seu ser que já não sabem agir de modo diferente e pensam sempre que estão a fazer o normal.

São como animais que se sentam, à espreita, esperando ver quando é o momento em que alguém ergue orgulhosamente aquele castelo, só para, de rajada, o desfazer por completo.
Deve-lhes dar uma satisfação enorme tentar destruir os sonhos alheios.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho