quarta-feira, janeiro 23, 2013, posted by # 7 at 23:02





O que leva alguém a levantar-se de madrugada, ainda noite, para sair, deixando a família a dormir, e ir correr dezenas de quilómetros? Que força é essa que faz com que alguém abdique do seu descanso, passe a noite acordado, excitado com o treino do dia seguinte, mesmo sabendo que muito sofrimento e dor o esperam?
"É maluco", dizem muitos, "Tem a mania das dietas", podem dizer outros, "Não tem nada que fazer na vida", retorquirão ainda alguns.

E o que dizer, para responder a essas pessoas? Vou tentar expôr os meus argumentos? Vou fazer um esforço por fazê-las entender que todas essas privações a que me sujeito servem basicamente para provar a mim mesmo de que sou capaz de algo que me parecia impossível, há algum tempo atrás?
Não. O que faço é simplesmente correr, muito, pouco, rápido, devagar, com calor, com frio, com chuva, com lama, com dores, com lesões....... E faço-o, não para competir, não para provar que sou melhor que alguém, mas sim para provar que sou melhor do que pensava poder ser.

Saio de casa de noite, de dia, com bom ou mau tempo, muito simplesmente porque adoro verdadeiramente a sensação de me estar a superar. Faço-o porque ainda tenho muito presente aquela imagem de mim mesmo, enquanto sedentário, preguiçoso, fraco, e quero apagá-la de vez, ou melhor, superá-la, esmagá-la com esta nova força.

Poderei parecer presunçoso em algum do meu discurso, mas, sinceramente, não me preocupo muito com isso.
Se o sou, neste caso, é porque me posso dar ao luxo de o ser.

Penso muitas vezes, mas mesmo muitas, naqueles que em tempos criticaram a minha forma física, que me diziam que eu tinha 2 tijolos nos pés, que diziam que quando chegasse aos 30 estava arrumado. 
Agora olho para eles e, quase todos, estão uma lástima. Numa condição que nunca quero ter, com a mesma desculpa de sempre: "O trabalho não deixa", "Com a família é complicado", "Não tenho tempo".

O que me faz então, acordar de madrugada, ainda noite, para correr dezenas de quilómetros, com dores, com frio, com calor, com chuva, com lama?
A simples vontade de me superar e também de poder mostrar que algumas pessoas deveriam pensar antes de criticar.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho