segunda-feira, agosto 04, 2008, posted by # 7 at 21:40

Como já referi num post anterior, estou a passar uns dias das minhas férias no Gerês.
Aprendi a gostar muito do norte. Muito mesmo. A geografia, o clima, o ar que se respira. Gosto mesmo de tudo isto.

Aqui no Gerês já vi coisas lindas. Desde a vista espectacular que tenho da varanda do meu quarto, passando pelas quedas de água e as manadas de cavalos selvagens, toda esta dose de natureza tem recarregado as minhas baterias de uma forma intensa.
Os cavalos são lindos. Estamos tão habituados a ver os animais perfeitamente domados pelo ser humano que, quando assistimos a este fenómeno da natureza, a esta expressão pura de liberdade, ficamos estupefactos.
As praias fluviais são um óptimo local para descansar, dar uns mergulhos e apanhar um Sol.

Mas tudo isto tem um senão.E esse senão é obviamente ausado por nós, seres humanos.
Hoje, na praia, vi tudo o que de mau uma pessoa pode fazer à natureza. Vi garrafas partidas, sacos de plástico no fundo da água, papéis espalhados, restos de comida já em putrefacção e até mesmo fraldas usadas, enfiadas no meio das rochas.

Mas quando será que vamos aprender que toda esta beleza apenas depende de nós para se conservar? Quando chegará o dia em que todas as pessoas terão algo a que chamo consciência e reflectirão nos seus actos antes de cometerem tamanhas barbaridades contra a natureza?
Acredito que todas estas pessoas, ou animais, como lhes prefiro chamar, gostam de chegar à praia e encontrar tudo limpinho para se poderem instalar confortavelmente de modo a usufruir de um dia de descanso e lazer. Se assim o é, porque não deixar tudo como estava no fim desse dia?

Não entendo que raio de educação essas pessoas tiveram para acharem que estão no direito de ferir o nosso planeta deste modo.
Já não chegam as grandes indústrias, com os seus resíduos e detritos deitados à atmosfera, aos rios e aos oceanos. Ainda temos que contribuir mais para a acelaração da destruição do nosso mundo?

Será que nem lá bem no fundo dessas tristes almas, vocês se preocupam com o futuro dos vossos filhos e netos,da vossa futura família?
Acredito sinceramente que não. Que só pensam no aqui e no agora, no vosso umbigo e no vosso bem estar. Acredito e estou convicto que são egoístas a esse ponto.
 
Emanuel Simoes

Criar seu atalho